Antena


     É o elemento final de um sistema de transmissão, que tem a função de mandar para o espaço ou receber os sinais gerados por um transmissor. Ex, Rádio.
     Estes sinais são mandados para o espaço e serão captados por outras antenas com as mesmas características de uma antena que os emitiu. EX, Ao colocarmos dois violões de costas um para o outro, com a mesma afinação e tocarmos uma de suas cordas, veremos que a mesma corda do outro violão também vibrará.
     O fenomeno ocorre porque os dois instrumentos foram construidos e afinados para vibrarem na mesma freqüência.
     Uma boa antena é de fundamental importância para uma boa transmissão, porém as condições atmosféricas determinam se as ondas eletromagnéticas emitidas pela transmissão de um rádio irão propagar-se por longas distâncias ou não.
     A propagação das ondas é uma coisa muito relevante nas comunicações, não ha, visualmente, como saber se a propagação vai ser boa ou não, ou estar "aberta" ou "fechada" como dizem os radioamadores.
     Quando a propagação está "aberta", as ondas eletromagnéticas conseguem chegar até a ionosfera e retornar à terra, sendo recebida por outras estações em lugares distantes.
     Quando a propagação está "fechada", as ondas eletromagnéticas não conseguem chegar até a ionosfera, perdendo-se no caminho.
     Assim com a propagação "fechada", obtemos sucesso apenas nas transmissões locais.